Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, confirmou nesta quarta-feira (22/02) que a  Canonical empresa responsável pelo Ubuntu, distro linux[bb] muito utilizada e umas das melhores distribuições linux,  está preparando uma versão do Ubuntu que rodará em smartphones[bb] Android[bb],algo parecido com o que a Motorola[bb] fez com o Atrix[bb]e sua lapdock.[bb]

O sistema rodará em conjunto com o kernel do Android ou seja não será um dual boot e sim umsistema[bb] único em conjunto com oAndroid[bb]instalado. Funcionará da seguinte forma…Quando conectar o smartphone[bb] em sua dock[bb] automaticamente o SO do Ubuntu irá aparecer permitindo que se use o celular[bb] como um computador[bb].

Algumas “features” do sistema:

Contatos unificados

Tanto o Ubuntu e Android[bb] compartilharão a mesma agenda de contatos. Assim, mesmo quando o telefone estiver conectado, você pode visualizar, editar, ligar, mandar sms,texto ou enviar e-mail há um contato. Você pode verificar seus perfis no Facebook ou no Twitter.

 

Sincronização de  Calendário

Tal como acontece com seus contatos,os dados do  seu calendário Android  são compartilhados com o Ubuntu. Isso permite a sincronização com qualquer aplicativo de calendário desktop[bb] ou web-based, como o Google Calendar.

Mensagens e chamadas

Ler e responder a mensagens SMS recebidas a partir do desktop, utilizando o indicador do Ubuntu mensagem. Você também pode fazer e receber chamadas através da área de trabalho – e você vai ser alertado para mensagens de voz para que você possa gerenciá-las enquanto você trabalha.

Simples ambientes integrados

Configurações do alarme[bb] do telefone[bb] podem ser sincronizados para alertá-lo quando se trabalha em ambiente Ubuntu. Você vai poder usar o  wi-fi[bb] e  emparelhar o fone de ouvido[bb] bluetooth[bb], então tudo funciona.

Fotos[bb]

Gerenciar e visualizar fotos armazenadas em seu smartphone[bb] usando o aplicativo Galeria Ubuntu. Em seguida, editá-los no ambiente de trabalho[bb] Ubuntu e salvá-los de volta para o telefone. Crie, edite e consuma, em um único aparelho.

Serviços de rede social

Todas as suas credenciais de conta Android[bb] e redes sociais[bb] são sincronizados perfeitamente, usando o cliente de rede Ubuntu social para fornecer acesso fácil a suas comunidades on-line.

Aplicativos integrados

 

Chromium – navegador web

VLC – reprodutor de vídeo

Google Calendar

Ubuntu music player[bb]

Pitivi – editor de vídeo[bb]

Galeria de fotos[bb]

Discador Android[bb]

Gwibber – redes sociais[bb]

Thunderbird – cliente de email[bb]

Google docs

 

Hardware[bb] mínimo para rodar o Ubuntu Android

 

  • Sistema operacional Android 2.3 ou superior;
  • CPU dual-core[bb]rodando no mínimo a 1GHz;
  • Suporte a aceleração de vídeo Open GL, ES/EGL;
  • 2GB[bb] de armazenamento interno para imagem do sistema operacional;
  • Saída HDMI;
  • Modo USB host;
  • 512 RAM.[bb]

Vamos ver um vídeo?

Dessa vez acredito que a Ubuntu fez uma jogada de mestre ao entrar neste projeto, espero logo que alguma empresa, feche um acordo,

para que ainda este ano seja lançados Smartphones[bb] com o Ubuntu integrado.[bb]

Mais informações no site da Canonical