5G no Brasil avança rapidamente em decorrência do alto número de antenas instaladas
Na semana passada, durante o seminário Internacional 5G BR, o ministro das Comunicações Fábio Faria, deu algumas declarações afirmando ser positivo o início do 5G nas capitais brasileiras.
O seminário foi realizado pelo próprio Ministério das Comunicações para apresentar os resultados dessa nova fase inicial da implantação de equipamentos e estruturas para a operação do sinal 5G.
De acordo com o ministro, os resultados dessas implantações de antenas nas cidades estão chegando a mais que o dobro do previsto no início. Faria usou como principal exemplo da instalação a cidade de São Paulo, que tinha como previsão 370 antenas até o final do mês, sendo que, 1,5 mil já foram instaladas ou estão em fase de instalação. “Para cobrir São Paulo inteira serão necessárias 3,2 mil antenas. Então, só neste ano teremos metade de São Paulo conectada”, disse o ministro.
Outro destaque positivo foi Brasília, a primeira capital brasileira a receber o sinal de 5G puro. A meta na cidade era de 93 antenas, atualmente já somam mais de 333. Belo Horizonte já conta com 158 antenas (a meta mínima era de 78). Porto Alegre tem 111 (o mínimo era de 45). E João Pessoa são 51 (o mínimo era de 27).
“Isso faz acreditar-se que vai se atingir todas as metas (de cobertura) antes de 2029 se permanecer nesse ritmo crescente e acelerado, o que eu espero que aconteça. A difusão do 5G no Brasil, através do esforço dos operadores, tem sido acima da expectativa”, disse o presidente da Claro Brasil, João Félix, que estava presente no evento.