Windows 11 começa a ter suporte para widgets de terceiros

Microsoft começou a oferecer suporte ao desenvolvimento de widgets de terceiros e novas funções nas chamadas de vídeo do Teams em uma versão experimental do Windows 11, disponível para participantes do programa Windows Insider. Empresas e usuários poderão criar seus widgets e adicioná-los ao painel específico do sistema operacional.

Esses widgets de terceiros só podem ser testados localmente na versão mais recente do Insider Preview, logo é impossível colocá-los na Microsoft Store ou instalá-lo via internet. No entanto, um desenvolvedor poderá disponibilizar seu software em um site e deixar que testadores baixem para experimentar — desde que eles também estejam na versão mais recente do Windows

Os widgets só podem ser criados para aplicativos Win32, ou seja, aqueles tradicionais que você precisa instalar. O suporte para Progressive Web App (PWA), aqueles criados a partir de sites da web, deve chegar em breve, junto do Microsoft Edge 108.

O painel de widgets do Windows 11 atualmente só tem soluções da própria Microsoft, como a integração com o Bing, o Calendário do Outlook, o Clima e as Tarefas Pendentes. Abrir o espaço para empresas externas deve possibilitar a chegada de utilitários do Spotify, da Netflix, do Apple Music e tantos outros serviços.

Os recursos estão presentes na Preview Build 25217, disponível exclusivamente para testadores beta inscritos no programa Windows Insider. Ainda não há prazo de quando chegarão à versão estável do Windows 11.