YouTube Shorts agora podem ser assistidos em TVs e videogames
O YouTube Shorts está pronto para chegar às telonas de televisores inteligentes. Será possível visualizar os vídeos curtos em smart TVs, dispositivos de streaming e consoles de videogames lançados a partir de 2019.
O anúncio foi feito pela Community Manager do YouTube, Meaghan, pelo site de suporte do serviço. Segundo ela, os vídeos serão reproduzidos no próprio aplicativo do YouTube, sem a necessidade de baixar um app adicional. Um vídeo também foi publicado no canal oficial do YouTube com mais detalhes sobre o funcionamento.
Os Shorts serão acessíveis pela guia criada para a finalidade, no carrossel da página inicial da interface, ou pelos canais dos criadores de conteúdo. Também será possível localizar vídeos curtos usando a ferramenta de busca futuramente.
O usuário poderá controlar a reprodução com o controle remoto (ou do videogame, se for o caso). Dá para avançar, retroceder, pausar ou usar as setas para navegar pelas informações sobre o criador do vídeo.
Você também poderá interagir com os conteúdos visualizados. O aplicativo dará a opção de curtir ou comentar nos vídeos, seguir canais do seu interesse, bem como ler os títulos e descrições como se estivesse em um celular ou no computador. A vantagem é fazer isso sentado no conforto da sua poltrona favorita ou esparramado no sofá da sala.
A novidade começou a ser liberada nesta segunda-feira (7) no app do YouTube da sua TV, dispositivo de streaming (Chromecast, Fire TV, Apple TV, Roku e outros) ou pelo seu console de jogos favoritos (PS5 e Xbox Series X, por exemplo). Como a novidade é pelo lado do servidor, você não precisa atualizar o programa para receber — mas pode fazê-lo para tentar acelerar a entrega.
YouTube quer rivalizar com o TikTok também nas TVs
Este lançamento é uma clara tentativa do Google de rivalizar com o TikTok. A plataforma chinesa já tem um aplicativo de vídeos curtos para a TV que oferece vídeos na vertical e informações sobre o criador, como se estivesse no app para celular.
Ao expandir para as TVs, o YouTube deseja alcançar novos públicos. Muita gente usa a televisão da sala como principal forma de acesso aos vídeos, logo é a chance de mostrar coisas interessantes para pessoas mais velhas ou que não tem o hábito de abrir o YT no PC ou celular.
Na semana passada, o serviço de vídeos começou a separar os Shorts dos demais vídeos em abas nos canais. A iniciativa provavelmente era um prenúncio deste lançamento de hoje, já que os vídeos curtos ficam em um local próprio nos televisores.