Chrome agora tem ferramentas de economia de memória e energia no PC
O Chrome ganhou o modo de poupança de memória e bateria no PC. O Google usou a versão 110 para liberar o tão esperado recurso de economia de desempenho, testado há meses no navegador e já presente em concorrentes, como o Edge.
Economia de memória
O modo de economia de memória do Chrome, Memory Saver, é habilitado por padrão, mas não interfere na sua atividade cotidiana. O que ele faz, na verdade, é otimizar o direcionamento de recursos, dedicando desempenho somente às abas que o usuário dá atenção.
Quando uma guia fica inativa por muito tempo, o modo entra em ação: “limpa memória de abas inativas” e, como consequência, desafoga o computador. As abas desativadas continuam acessíveis por um clique, mas serão recarregadas assim que o usuário alternar para elas.
Enquanto no estado de economia, o Chrome colocará um ícone de velocímetro ao lado da guia. Ao clicar sobre ela e reativá-la, o navegador mostrará quanto de memória foi poupada — geralmente, até 30%, segundo a empresa.
Modo de economia de bateria
Sobre o modo de economia de bateria, o Energy Saver, a lógica é semelhante: o app do Google economiza energia ao limitar a distribuição de recursos para atividades em segundo plano e, neste caso, efeitos visuais (rolagens de página e abertura de menus, por exemplo).
O modo é indicado com uma folha na barra superior do navegador quando está habilitado. Enquanto ativo, o usuário pode notar algumas diferenças na navegabilidade e interface do navegador, mas nada que comprometa o uso do Chrome.
Modo de economia é opcional
Se você não quiser que o Chrome otimize a distribuição de recursos de forma automática, basta desativar o modo de economia de memória manualmente. O navegador permite desligar a função inteira ou para sites específicos (o que é útil em determinados usos, como num ambiente de trabalho).
O modo de economia de energia, por sua vez, é ativado sob condições específicas, como quando o computador estiver na bateria e/ou estiver com pouca carga. Ambos podem ser gerenciados em Menu de três pontos > Configurações > Desempenho.
Distribuição gradativa
Os modos de economia do Chrome serão disponibilizados automaticamente, mas é possível que o recurso não tenha aparecido para você ainda. Neste caso, é necessário ativar a funcionalidade no menu chrome flags nas opções #battery-saver-mode-available e #high-efficiency-mode-available.
Ambas as ferramentas estão disponíveis para o Chrome 110 de Windows, Mac e Linux.