Nova rede dos criadores do Instagram é liberada para todos
A Artifact, nova rede social de notícias dos cofundadores do Instagram, foi liberada para todos nesta quarta-feira (22). O aplicativo de Kevin Systrom e Mike Krieger foi lançado no mês passado e exigia uma lista de espera, mas agora pode ser usado por qualquer pessoa. Basta baixar a versão correspondente ao sistema operacional do seu celular — Android e no iOS — para começar a usar.
A plataforma é uma mistura de leitor de notícias com um agregador de conteúdos, sem grandes inovações. O serviço conta com um feed de notícias na tela principal, onde são exibidos artigos jornalísticos com potencial interesse do usuário, conforme suas configurações iniciais e calibragem do algoritmo.
Uma das novidades da versão estável do app é a capacidade de dar dislike em artigos, porque assim menos conteúdos similares vão aparecer na linha do tempo. É possível também sincronizar a lista de contatos com o app para analisar quais matérias são populares com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
Outra adição é uma espécie de “analytcs” com informações sobre as leituras do usuário. Assim, dá para saber qual categoria foi mais lida e quais sites tiveram mais artigos acessados pela sua conta.
Artifact decepciona
Infelizmente, o Artifact não chega a ser uma rede social nem traz uma pegada diferente para o consumo de informações.
Não há interações entre os usuários nem espaço para comentários, curtidas ou compartilhamentos.
Também falta conteúdo original por lá e matérias em português, já que tudo é extraído das notícias publicadas em grandes sites dos Estados Unidos. Há uma ferramenta na qual pode-se solicitar a inclusão de sites, mas dificilmente a rede deve adicionar jornais, revistas ou portais brasileiros por lá, afinal o idioma falado no Brasil nem é uma opção disponível.
A parte de curadoria de conteúdo, a mais “inovadora” do app, também é voltada apenas para temas dos EUA. Não há geolocalização nem abordagem de assuntos mais amplos, por isso quem fora no exterior não deve se interessar.
Se você quiser testar a Artifact, agora pode ser um bom momento. Só se lembre que ela é muito mais um agregador de notícias do que uma rede social, portanto tome cuidado para não se decepcionar.