Android 13 começa a chegar ao Windows 11
A Microsoft começou a liberar o Android 13 para o Windows Subsystem for Android (WSA). Segundo a empresa, foram feitos vários ajustes para otimizar o uso do mouse e na estabilidade geral do programa. Nesta fase inicial, somente os testadores cadastrados no programa Windows Insiders devem ser contemplados, mas a ideia é liberar o software para mais pessoas em breve.
A atualização do WSA é considerada importante para o Windows 11 continuar a oferecer suporte aos apps mais atualizados, tirando proveito de recursos e otimizações do sistema operacional do Google para celulares. Toda vez que uma atualização é feita no Android, os desenvolvedores correm para ajustar suas soluções para as melhorias.
O subsistema havia sido oficialmente lançado no ano passado com suporte ao Android 12, mas a versão mais recente chegou pouco tempo depois. O desembarque do Android 13 garante que programas, utilitários e jogos de celular continuarão a rodar no Windows sem dificuldade.
Os testes iniciais começaram no final de dezembro, com a disponibilização da WSA atualizada para desenvolvedores. Agora, a base será ampliada em uma segunda fase de implementação, porém ainda restrita aos cadastrados no Insiders.
WSA com Android 13 terá outras novidades
A atualização do WSA para o Android 13 é parte da versão 2211.40000.11.0, que, como mencionado no início do texto, traz também melhorias para a estabilidade do sistema. A promessa é de um tempo de carregamento mais rápido das aplicações e da inicialização, bem como ajustes na área de transferência. O redimensionamento de aplicativos mais simples também deve ser otimizado para rodar nos monitores grandes de computador
Vale lembrar que a instalação de APKs deve ser feita por intermédio da Amazon Appstore, pois o WSA não é compatível com a Google Play Store. Também não é possível rodar o Android nativamente, como se estivesse em um celular, pois a ferramenta funciona apenas como um emulador.
Ainda não está claro se brasileiros receberão o update no momento.