Apps serão obrigados a deixar você excluir dados e contas no Android
O Google quer assegurar que você possa excluir contas de forma definitiva em apps no Android. Em publicação no blog oficial feita na quarta-feira (6), a empresa determinou que os aplicativos distribuídos pela Play Store precisam ter uma “opção visível” para o usuário apagar os próprios dados se assim desejar.
“Para aplicativos que permitem a criação de contas, os desenvolvedores precisarão em breve fornecer uma opção para iniciar a exclusão de contas e dados de dentro do aplicativo e online”, anunciou o Google no comunicado.
Segundo a empresa, a exigência na versão web se dá para que o usuário consiga apagar as próprias informações sem precisar reinstalar o app. Quando disponível, o link será fixado à página dedicada ao aplicativo na Play Store.
Google exige exclusão completa de dados
De acordo com o comunicado, mecanismos para congelar ou desativar a conta temporariamente não servem — o usuário precisa ter a opção de excluir os próprios dados de forma definitiva. Além disso, o desenvolvedor também deve garantir que as informações serão excluídas na própria base de dados, exceto se tiver “motivos legítimos” para guardá-los (questões legais ou exigências de segurança, por exemplo).
Mudança vale para dezembro
Trata-se de uma grande mudança nas políticas de distribuição de apps na Play Store, portanto o Google deu um prazo generoso para desenvolvedores. Primeiramente, a empresa requer que desenvolvedores respondam às perguntas do questionário de segurança de dados até 7 de dezembro deste ano e, a partir do ano que vem, as informações serão expostas na Play Store na área “Segurança de dados”.
O anúncio se junta, por exemplo, á maior proteção do PIN de desbloqueio do celular e reflete maior preocupação do Google com segurança e privacidade dos usuários.
Os desenvolvedores que precisarem de mais tempo para implementar as adições podem pedir mais prazo (limitado até 31 de maio de 2024).