CTPS digital | Como fazer a sua Carteira de Trabalho
Você só precisa de um dispositivo conectado à internet para “fazer” a Carteira de Trabalho Digital. Desde 2019, o documento substitui a versão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e pode ser usado para conferir contratos de admissão ou solicitar benefícios.
Não é necessário ir a um órgão público para emitir o documento, como era feito antigamente — qualquer cidadão brasileiro com CPF já tem direito a uma Carteira de Trabalho Digital, vinculada aos dados do eSocial. Portanto, no momento da contratação, você pode informar o CPF para que a empresa siga com o registro.
Por outro lado, é muito importante ativar a Carteira de Trabalho Digital para acompanhar todos os contratos prévios e manter informações atualizadas.
Como obter a Carteira de Trabalho Digital
O cadastro na plataforma do Emprega Brasil é feito com o login único do Gov.br. Se você ainda não possui uma conta nesse serviço, é necessário criar um cadastro com CPF. Caso não lembre as credenciais, você pode recuperar a senha via computador ou celular.
No computador
- Acesse servicos.mte.gov.br;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Pressione “Autorizar”;
- Preencha com dados pessoais;
- Responda a um questionário sobre sua carreira profissional;
- No painel do Emprega Brasil, clique em “Carteira de Trabalho Digital”;
- Veja a versão digital do documento.
Caso você precise de uma segunda via da Carteira de Trabalho, pode selecionar o botão “Imprimir carteira” e fazer o download.
No celular
- Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android | iOS);
- Acesse “Entrar com Gov.br”;
- Faça login com CPF e senha;
- Toque em “Autorizar”;
- Acesse os dados da CTPS.
Como ver todos os detalhes da CTPS Digital
Para acessar detalhes do contrato e opções sobre benefícios trabalhistas, é necessário aumentar o nível de segurança da conta Gov.br. Existem diversos métodos para alcançar os selos prata e ouro do serviço, como cadastro do Internet Banking, reconhecimento facial e dados da CNH Digital.
O que acontece com a Carteira de Trabalho física?
A CTPS de papel não é mais utilizada para registros, mas o Ministério do Trabalho recomenda que você guarde o documento físico, principalmente nos casos de carteiras mais antigas.
Como usar a CTPS Digital no momento da contratação?
Nesse processo, você só precisa informar o número do CPF. Essa informação é suficiente para o empregador encontrar o seu registro na base de dados do eSocial e avançar com o cadastro do contrato trabalhista.
Em quais casos posso emitir a Carteira de Trabalho física?
O documento em papel só pode ser usado por pessoas contratadas em órgãos públicos ou internacionais. Nesse caso, é necessário enviar um e-mail com o agendamento para trabalho.(uf)@economia.gov.br, trocando o espaço “(uf)” pela sigla do seu estado (trabalho.sp@economia.gov.br para o estado de São Paulo, por exemplo).
Os documentos exigidos no e-mail são:
- CPF;
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de residência com CEP;
- Comprovante de estado civil (certidão de nascimento ou de casamento);
- Foto 3×4.
O que fazer quando os dados estão errados?
Ao encontrar uma inconsistência com um registro antigo, não é necessário acionar nenhum órgão. O sistema da Carteira de Trabalho é atualizado constantemente e altera informações incorretas na plataforma.
A Carteira de Trabalho mantém informações importantes, como o número do PIS, e ainda pode ser usada para solicitar benefícios trabalhistas, como o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial do PIS.