Já é possível compartilhar arquivos entre Android e PC por aproximação
O compartilhamento por proximidade do Android, chamado Nearby Share, enfim foi lançado para Windows. No sistema da Microsoft, a ferramenta toma forma de um aplicativo baixável do site oficial do Sistema do Robô e permite enviar e receber arquivos de vários tipos do PC para o celular e vice-versa usando uma combinação das conexões Wi-Fi e Bluetooth.
Assim como no celular, o Nearby Share é de fácil utilização e suporta transferências de arquivos entre aparelhos com até cinco metros de distância um do outro. O aplicativo para computador é bastante simples e parecido com a versão embutida no Android: é possível detectar dispositivos a partir dele, ajustar preferências de privacidade e acompanhar o progresso do envio de arquivos em tempo real.
Ao conectar a própria conta Google no Nearby Share de PC, o usuário pode aproveitar a transferência rápida de arquivos para si mesmo. O recurso dispensa o processo de pareamento entre dispositivos e parte direto para o envio de dados. Se não quiser aproveitar a facilidade, porém, dá para usar o app sem fazer login.
Em termos de privacidade, o computador oferece as mesmas opções de visibilidade: “Todos”, “Contatos”, “Seus dispositivos” e “Ninguém”. Todas as transferências são protegidas por criptografia de ponta a ponta, afirmou o Google.
Disponível no Brasil
O lançamento do Nearby Share para PC acontece de forma gradativa. Atualmente, a ferramenta está disponível em fase experimental e ainda não suporta envios entre PCs e Chromebooks.
A ferramenta está disponível em “regiões selecionadas”, o que inclui o Brasil. Você pode baixar o Nearby Share no site oficial da ferramenta — o utilitário é pequeno e requer um computador com Windows 10 ou Windows 11 (64-bit). Atualmente, máquinas com CPU ARM não são suportadas.