O que é visionOS? Tudo sobre o sistema operacional dos óculos da Apple
VisionOS é o novo sistema operacional da Apple que roda no headset de realidade mista da empresa, o Vision Pro. O dispositivo portátil é como um computador pessoal, mas com duas telas a uma distância de centímetros do seu rosto, colocando aplicativos, serviços, fotos e entretenimento virtualmente sobre o ambiente real.
O headset representa a entrada da Apple num novo segmento de produtos, área até então pouco explorada e dominada quase totalmente pela Meta, companhia de Mark Zuckerberg. Contudo, a Apple não espera entregar nada como um metaverso próprio, mas uma experiência virtual no mundo real que a companhia chama de “Spatial computing” (“Computação espacial”, em tradução livre).
O que é visionOS?
O visionOS é a plataforma construída especificamente para o Vision Pro. Ele é intimamente integrado com o ecossistema Apple, fornecendo interoperabilidade com outros dispositivos da empresa e suporte para apps conhecidos, como iMessage, FaceTime e Apple Maps, além de ser totalmente compatível com os periféricos da Maçã, como o Magic Keyboard.
A interface do visionOS é distinta de qualquer outro sistema operacional da marca — algo essencial para o formato. Tudo é adaptado para interação por gestos com as mãos e, se necessário, periféricos adicionais.
Com o headset, usuários podem estender a tela do MacBook para o mundo virtual, usar “múltiplos monitores” com diferentes apps em cada um, ver fotos salvas na galeria e se transportar ambientes diferentes registrados com câmeras panorâmicas.
Entretenimento é um dos pilares mais importantes do Vision Pro. O headset pode simular telas gigantescas e aproveitar a altíssima resolução e os alto-falantes embutidos para proporcionar uma experiência imersiva.
Realidade aumentada e virtual
O visionOS abraça um pouco de conceitos semelhantes aos do Hololens da Microsoft nas utilidades da realidade aumentada do óculos. Aplicativos aproveitam a imersão extra do acessório para permitir que o usuário inspecione modelos tridimensionais em detalhes, mas como se eles estivessem na sua frente.
Segundo a Apple, o usuário poderia ver um carro da Fórmula 1 em tamanho aparentemente real dentro da sala de estar. Ao lado, são exibidas informações sobre o modelo, tais como detalhes sobre aerodinâmica, história de desenvolvimento do veículo e mais.
Games em realidade aumentada
Ainda que o headset da Apple não seja um concorrente direto para os óculos de realidade virtual gamers como o Meta Quest 2 e o Valve Index, a Apple também quer que ele seja usado para jogos.
Logo no lançamento, consumidores poderão aproveitar mais de 100 jogos através da plataforma Apple Arcade. As demonstrações mostram pessoas aproveitando jogos de tela plana com o DualSense do PS5, mas em telas redimensionáveis.
Muita coisa por vir
Ainda falta um ano até o Vision Pro começar a ser comercializado, então muita coisa deve ser revelada até lá. O headset de RV da Apple tem preço de lançamento de US$ 3,5 mil (R$ 17 mil, em conversão direta).