O que significam os novos emojis? Lista traz principais explicações
Novos emojis chegaram a celulares Android e iPhone (iOS) com a atualização do pacote 14.0, que disponibilizou cerca de 37 ícones inéditos. A proposta é oferecer um catálogo mais completo aos usuários, além de inserir opções que reforçam temas relevantes, como representatividade LGBTQIA+. Para usar as novas carinhas em apps de conversa, é importante entender o que cada uma delas significa — por isso, o site Emojipedia revelou todas as possíveis interpretações. Confira, a seguir, quais são os novos emojis e o que representam.
1. Emoji derretendo
O emoji de rosto derretendo funciona como uma metáfora, como se a pessoa estivesse a “desmanchar” a ponto de formar uma poça. A figurinha é ideal para quando o usuário está em meio a uma situação embaraçosa e quer expressar vergonha. Também pode ser uma boa opção para usar em momentos de calor extremo, que trazem a sensação de estar “se desfazendo”.
2. Emoji com olhos à espreita
Um rosto assustado que cobre os olhos e espia por entre os dedos: este é um dos 37 novos emojis disponíveis. De acordo com o Emojipedia, a novidade representa a dualidade entre querer desviar de algo e não ser capaz. É uma boa opção para enviar nos momentos de curiosidade, mesmo ao saber que um assunto é constrangedor, assustador ou repulsivo.
3. Emoji de continência
O ícone “saluting face” apresenta a metade de um rosto e uma saudação, que simula uma continência militar. O Emoji pode ser usado para demonstrar respeito por pessoas e assuntos ou para indicar obediência a uma ordem recebida.
4. Emoji com rosto pontilhado
Esta opção de emoji consiste em um rosto com expressão de chateação e bordas pontilhadas, o que geralmente é usado para representar personagens invisíveis em quadrinhos. O lançamento pode ser usado por alguém que esteja com desejo de se isolar ou “desaparecer” diante de alguma situação negativa ou embaraçosa.
5. Emoji “chorrindo”
O emoji que “chorri” chegou para representar o choro de emoção. Ele mostra um rosto sorrindo e com lágrimas brotando nos dois olhos, o que está ligado à ternura, orgulho, admiração e gratidão. É ótimo para responder a uma mensagem carinhosa, por exemplo. Também pode ser usado em outros contextos, como demonstrar que alguém está tentando sorrir e manter a calma em um momento de tristeza.
6. Emoji do polegar tocando o indicador
A nova opção de emoji relacionada a gestos exibe uma mão com o polegar tocando o indicador, de maneira a formar um coração com os dedos e o punho. O sinal é conhecido na internet como “finger heart” e foi popularizado por astros de k-pop. O símbolo pode ser usado para demonstrar amor e carinho e, graças à sua popularidade nas redes sociais, chegou à lista da Unicode.
7. Emoji do globo de festa
O globo espelhado de festa é um objeto popular, bastante utilizado sobre o centro das pistas de dança nas discotecas. Agora ele virou um emoji que pode ser útil para caprichar em mensagens sobre festas e música, de forma a demonstrar animação para eventos.
8. Emoji do sorrisinho com uma lágrima
Entre as novidades está também a carinha que mostra um rosto sorrindo e com uma única lágrima nos olhos. O emoji costuma ser usado com sarcasmo, quando uma pessoa está tentando sorrir e manter a calma mesmo em um momento ruim, mas também pode ser enviado para expressar gratidão ou uma emoção mais contida.
9. Emoji mordendo o lábio
A boca que morde um lado do lábio inferior representa um gesto sexy e é uma boa alternativa para flertar em uma conversa, por exemplo. Por outro lado, o emoji também pode ser usado para se referir a situações de medo, ansiedade e preocupação, já que tais sensações também fazer as pessoas morderem a boca.
10. Emoji de homem grávido
A representação de “homem grávido” nos emojis é mais um passo na inclusão de pessoas trans na lista da Unicode e foi muito aplaudida pela comunidade LGBTAQIA+. A inclusão do ícone reforça que eles também podem gerar uma criança. Além disso, segundo o Emojipedia, o lançamento também pode ser usado em outros contextos, em tom de brincadeira — como para representar a sensação de estar cheio depois de comer demais.