Opera quer integrar ChatGPT ao navegador

A Opera pode ser a próxima criadora de softwares a integrar o ChatGPT ao navegador. Segundo informações da rede CNBC, a Kunlun Tech, empresa chinesa controladora da desenvolvedora, anunciou a integração do chatbot inteligente para executar diversas funcionalidades.

Infelizmente não foram revelados mais detalhes, então fica a dúvida se será algo exclusivo da versão para desktop ou se também afetaria celulares. Também é impossível saber qual o funcionamento exato do recurso.

O navegador tem recebido melhorias constantes, mas nada ainda referente à inteligência artificial. Em dezembro, a companhia disse que pretende introduzir recursos de IA para gerar músicas e imagens, mas tinha dado a entender ser algo próprio.

Essa promessa fez as ações da Kunlun subirem cerca de 40%, impulsionando também os papeis da Opera, que valorizaram mais de 10%.

IA em navegadores

Se a promessa for concretizada, a Opera pode ser a segunda empresa a levar o modelo de conversas humanizadas para um navegador. A Microsoft fez isso nesta semana com a integração do ChatGPT ao Edge e ao buscador Bing.

Mas, diferentemente da dona do Windows, que possui ações na OpenAI, a Opera precisaria negociar para disponibilizar a ferramenta de chat. O navegador teria alguma forma de lucrar com o recurso de IA a ponto de valer a pena gastar esse dinheiro? Ou será que a aposta será em algo parecido com o ChatGPT, como está fazendo o alibaba? Tais perguntas seguem sem respostas.

Se isso gerar uma fatia de mercado maior para o app, talvez seja uma boa solução, de fato. O problema é que a Microsoft já fará isso com o Edge, então é difícil pensar que o Opera conseguiria subir muitos degraus somente com a adição.

De acordo com dados da Statcounter, o Chrome tem a maior participação de mercado, com 65,4%, enquanto o Edge domina 4,5%. Já o Opera soma apenas 2,4% dos usuários, pouco mais da metade do rival da Microsoft.