SERASA: ESTÁ BLOQUEANDO APARELHOS EM CASO DE DÍVIDAS

 

No Brasil há mais de 59, 4 milhões com o “nome sujo“. Esse valor é 40% dos brasileiros entre a idade 18 a 95 anos, e essas dívidas são correspondentes a empréstimos e cartões de crédito. 

Portanto, quando se trata de empréstimos, existem várias formas de solicitar esse valor, que podem incluir vários tipos de garantias, dependendo do valor recebido. Uma dessas garantias é o celular do próprio partido. 

Por isso, o telefone do inadimplente é bloqueado automaticamente a partir do momento em que a parcela não é paga. Veja abaixo como essa prática aconteceu, e se a justiça pode considerá-la ilegal!

INVESTIGAÇÕES:

De acordo com informações do site da empresa, em caso de inadimplência, o aparelho pode ser bloqueado apenas para chamadas de emergência, e o telefone desbloqueado novamente para uso quando a conta for paga. No entanto, esse bloqueio também pode violar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

POSSO BLOQUEAR O DISPOSITIVO?

De acordo com a empresa que oferece o empréstimo, tudo o que eles alegam fazer é baseado na legalidade. No entanto, o MP ressaltou que a atitude de bloqueio do aparelho é desrespeitosa às leis de defesa do consumidor. 

Além disso, a Serasa disse que não esteve envolvida no bloqueio dos dispositivos, e outras empresas que praticaram essa prática devem estar sujeitas a quaisquer sanções.

 

Leia mais: SERASA: VEJA 5 DICAS DE COMO AUMENTAR A PONTUAÇÃO DO SEU SCORE

Leia mais: SERASA: AS DÍVIDAS SAÍRAM DO CONTROLE? VEJA COMO LIMPAR SEU NOME