Spotify lança ferramenta para transformar transmissões em podcasts
Nesta quinta (13), o Spotify lançou uma ferramenta que ajuda criadores de conteúdo a transformar transmissões ao vivo em podcasts. Chamado “Broadcast-to-Podcast” (ou B2P), o novo mecanismo de publicação da plataforma facilitará a conversão de gravações inteiras em episódios de podcasts rapidamente, aproveitando a produção para alcançar diferentes públicos.
A tecnologia da ferramenta é proveniente da Whooshkaa, empresa adquirida pelo Spotify em 2021, e poderá ser utilizada por usuários do Megaphone, plataforma para empresas e podcasters profissionais.
Normalmente. o processo de adaptação de transmissões para podcasts é um tanto complicado e, segundo o Spotify, pode levar horas. Com o B2P, o trabalho é bem simplificado, já que ele automatiza o download do episódio, a remoção de publicidade, a inserção de marcadores e o upload na plataforma de destino.
“Após um processo de configuração simples e único, o B2P criará automaticamente novos episódios de podcast a partir de conteúdo transmitido anteriormente, tornando mais fácil do que nunca para editores de transmissões alcançarem novos públicos com seu produto”, pontuou a empresa no anúncio.
Depois de importado, a ferramenta B2P ajudará o editor a reinserir anúncios e monetizar o conteúdo. A plataforma identificará trechos para adição de publicidade e dá total liberdade para o usuário para revisar esses momentos.
Grandes clientes aproveitarão a novidade
Ao tornar a produção de podcasts mais simples, o Spotify incentiva que grandes marcas que usam o Megaphone adotem o formato para republicar conteúdo e alcançar novos públicos. Atualmente, empresas como FOX News Audio já usam o mecanismo B2P para automatizar a publicação de podcasts.
O Megaphone, porém, não é gratuito. O serviço custa a partir de US$ 99 (cerca de R$ 490 em conversão direta) por mês.