WhatsApp vai permitir copiar textos de imagens no iOS 16
O WhatsApp Beta para iPhone acaba de receber uma atualização que permite a detecção automática de texto em imagens bem como ações associadas a isso. O recurso está presente na versão 2.23.1.73 e é compatível apenas com alguns aparelhos selecionados rodando o iOS 16.
O site WABetaInfo foi quem identificou a mudança e compartilhou um print da tela. Em imagens que contenham letras, o mensageiro passará a oferecer as opções tradicionais de texto: copiar, selecionar tudo, traduzir e outras.
Para saber se o seu dispositivo foi contemplado, é só procurar pelo pequeno botão redondo no canto inferior esquerdo da imagem. Ali deve aparecer o ícone de duas folhas posicionadas uma sobre a outra, indicando ser possível extrair o conteúdo textual.
Recentemente, o WhatsApp para iOS passou a ser criado a partir de um novo kit de desenvolvimento, o iOS 16 SDK. Isso significa que a partir de agora é provável que mais funcionalidades sejam lançadas exclusivamente para a versão mais recente do sistema operacional do iPhone.
Recurso de extrair texto de imagens é do iOS
Chamada Live Text (Texto ao Vivo, em português), a funcionalidade permite ao usuário interagir com o texto de fotos e vídeos em pausa. É possível buscar por uma palavra, traduzir, copiar e colar o conteúdo diretamente dali com apenas um toque.
Por ser algo próprio do iOS 16, é improvável que algo similar chegue ao Android — a não ser que o próprio Google inclua isso em uma atualização futura. Quem usar a versão recente do Zap, mas estiver no iOS 15, por exemplo, não terá acesso ao recurso.
Se você se enquadra nos requisitos e não foi contemplado ainda, pode ficar sossegado. A expectativa é que mais cadastrados na versão de testes do WhatsApp comecem a receber o update pelo TestFlight nos próximos dias.
Recentemente, uma versão experimental do WhatsApp para iOS causou imensa dor de cabeça para o usuário. Um bug fazia com que o aplicativo fosse fechado de modo repetido, impedindo a visualização e a escrita de mensagens.
No final do ano passado, a busca do WhatsApp passou a grupos em comuns de pessoas com você. A funcionalidade ajuda a encontrar conversas das quais você não lembra o nome exato, mas sabe o nome de um dos participantes.