WhatsApp Beta permite editar mensagem enviadas no Android e no iOS
O WhatsApp começou a testar a capacidade de editar mensagens nas versões Beta recentes do app para Android e para iOS. O recurso permite ajustar mensagens de texto já enviadas após um período específico.
Segundo o site especializado WABetaInfo, o serviço de mensagens instantâneas liberou o editor de mensagens na versão Beta 2.23.10.13 para Android e 23.10.0.70 no iOS. Aparentemente, este é um experimento ainda restrito para os testadores, já que nem todos têm acesso.
Para saber se você foi contemplado, basta procurar pela opção “Editar Mensagem” no menu de três pontos (Android) ou menu de pressão sobre a mensagem (iOS). Você terá apenas 15 minutos para alterar os escritos da mensagem — não é possível incluir mídias nem adicionar áudios.
O WhatsApp não vai impor nenhuma limitação de quantidade de edições, então você poderá modificar sua mensagem quantas vezes quiser no tempo permitido. O rival iMessage, por exemplo, limita a até cinco ajustes, enquanto o Telegram dá até 48 horas para ajustes.
Por que o WhatsApp limita edição de mensagens?
A limitação de tempo é uma forma de manter a autenticidade das conversas, impedindo que o conteúdo seja tirado do contexto muitas horas ou dias depois. A ideia do WhatsApp é permitir que usuários corrijam erros de digitação, em vez de mudar o teor do chat.
A edição de mensagens na versão Web começou na semana passada, embora a empresa já tivesse exibido um alerta que sugeria a chegada do botão. Agora, a Meta parece empenhada em deixar que as três principais versões do Zap possam editar mensagens já postadas em conversas.
Não há data oficial de quando a novidade chegará para todos os usuários do WhatsApp. Com a evolução e expansão dos testes, é provável que as pessoas possam fazer alterações de texto nas mensagens em um ou dois meses.
Na semana passada, o mensageiro começou a testar a reprodução automática de GIFs. O recurso passa a exibir as imagens em movimento assim que são enviadas nas conversas. Já o WhatsApp Beta para Windows liberou uma opção para troca da cor do papel de parede dos chats, um recurso de personalização do mensageiro muito solicitado.