Google vai excluir contas sem uso por 2 anos

O Google atualizou sua política de inatividade e agora promete excluir contas que estejam sem nenhum tipo de movimentação há dois anos ou mais. A Gigante de Mountain View já havia feito essa promessa em 2020 e os primeiros perfis inativos podem ser varridos da plataforma a partir de dezembro de 2023

O que será deletado?

De acordo com a empresa, as remoções vão apagar:

  • Endereço e mensagens do Gmail;
  • Calendário de eventos no Agenda;
  • Documentos e arquivos do Workspace;
  • Conteúdo no Google Drive;
  • Backup do Google Fotos.

Ainda não há um posicionamento em relação ao conteúdo do YouTube, uma vez que existem canais sem atividade, mas com acervos históricos dentro deles, como músicas, videoclipes, documentários e imagens raras.

Aviso gradual

O Google não deletará as contas “do nada” e se comprometeu a compartilhar uma série de notificações com os usuários para que eles decidam se querem ou não preservar seus dados.

Nesse caso, as pessoas serão avisadas ao longo de meses através do e-mail anexado à conta e também no endereço de recuperação de perfil. Essas condições não se aplicam a perfis gerenciados por empresa e instituições de ensino — ou seja, valem apenas para contas pessoais.

Como manter uma conta ativa

“Se uma Conta do Google não for usada por dois anos, ela será considerada inativa”, explica a compahia na versão atualizada da Política de Contas do Google Inativas. A gigante, porém, explica que o usuário pode realizar atividades básicas para preservar sua conta e mantê-la ativa, por exemplo:

  • Assistir vídeos YouTube com a conta logada;
  • Ler e enviar e-mails;
  • Baixar apps na Google Play Store;
  • Usar o login Google em aplicativos de terceiros, como iFood e Uber;
  • Manter a conta Google conectada em um dispositivo Android ativo.

Por que o Google vai deletar contas inativas?

Segundo uma análise feita pela própria Gigante das Pesquisas, essas remoções têm como finalidade garantir a segurança dos usuários. Isso porque contas inativas e sem verificação em duas etapas tendem a ter senhas fracas ou desatualizadas e eventualmente podem ser comprometidas, virando alvo de cibercriminosos. Além disso, a remoção limita o tempo em que a empresa retém os dados não utilizados dos usuários.

Por fim, o Google também prometeu não liberar o nome de usuário do Gmail (o endereço do e-mail) deletado para recuperar contas.

Se você deseja garantir que seus dados antigos não sejam removidos, a dica é fazer diferentes backups em serviços como Fotos, Drive e Gmail.