Google Home renova app que controla a sua casa inteligente

O novo Google Home finalmente foi lançado oficialmente para todos nesta quinta-feira (11). Entre as novidades estão a reformulação da guia Favoritos, melhorias na interface de câmera e expansão do suporte a mais dispositivos.

A versão renovada do app deixa a fase de testes após sete meses e passa a oferecer recursos avançados de casa inteligente para todos. O Home foi completamente revisado para otimizar a experiência de uso e está visualmente mais amigável, com botões mais amplos, e mais informativo.

A grande mudança está na divisão por cinco guias. Os favoritos podem incluir câmeras, luzes, fechaduras, termostatos e qualquer outro dispositivo configurado na sua casa. Imagens de câmeras e status de aparelhos também podem ficar alocados nessa área para localização imediata.

Tudo pode ser reordenado apenas com o arrastar do dedo na tela. Aparelhos mais importantes na sua rotina podem ser posicionados antes daqueles que são menos acessados ao longo do dia.

Novas guias do Home

A guia Favoritos oferece botões de acesso rápido, chamados Spaces, com conjuntos de dispositivos. Esses “espaços” funcionam como filtros para reunir acessórios inteligentes da mesma categoria, incluindo roteadores e caixas de som inteligentes.

Outras áreas devem reunir seus gadgets conectados, como o espaço “Dispositivos”, que permite a organização em ordem alfabética por cômodo. São mais de 60 tipos de novos controles para dispositivos, incluindo o padrão Matter — leia mais adiante. Além disso, os sensores de temperatura e movimento agora mostram o status no aplicativo.

A guia Automações permite acessar e editar qualquer rotina configurada, bem como criar novas com bastante facilidade. Há a opção de Rotinas Domésticas, que podem ser editadas por qualquer membro da família, e Rotinas Pessoais, àquelas aplicáveis somente para você.

Integração com relógios e interface para tablets

Houve considerável avanço nos controles do Home por smartwatches. O Wear OS Home, que também estava em fase prévia, agora deixa você comandar seus eletrodomésticos e utensílios inteligentes pelo relógio.

Para donos de tablets, o aplicativo Home chega em junho com suporte a orientação retrato para gestão na horizontal. Quem comprar um Pixel Tablet recebe ainda um painel inicial de acesso rápido no modo Hub sem precisar desbloquear o aparelho para executar ações em casa, como ligar luzes ou trancar fechaduras.

Suporte ao formato Matter

O Google Home ganhou suporte ao uso de iPhone para configurar dispositivos Matter. Em vez de usar o app da Apple, você pode optar pela solução do Google, especialmente se a maioria dos dispositivos conectados não for da Maçã.

Aliás, o padrão Matter era uma dor de cabeça imensa, já que o Home não oferecia suporte nativo, mesmo com o Google figurando como um ator importante no desenvolvimento. O problema é que o iOS 16.5 levou o suporte a esse formato, então a rival precisou correr para igualar o serviço — além da Apple, a Samsung também oferece suporte com o SmartThings.

A versão original havia sido pensada como uma espécie de controle para o Chromecast, o que reduziu bastante suas funcionalidades. Agora, o app teve todos esses detalhes revelados na conferência Google I/O 2023.

O Google Home reformulado já pode ser baixado a partir de hoje (11) para Android ou iOS. Há também versões para tablets e smartwatches compatíveis com Wear OS.